top of page
Foto do escritorDebora Algamis Jansen

O que nos mantém felizes e saudáveis?

O que nos mantém felizes e saudáveis? Independência financeira, vida amorosa, reconhecimento no trabalho, enfim, são vários os itens que podem compor a lista que garantiria a felicidade.


Em uma pesquisa recente abrangendo a Geração Y (indivíduos nascidos entre 1980 e 1995), questionaram-lhes quais eram os seus objetivos mais importantes. Mais de 80% dos adultos jovens responderam que é se tornar rico. Outros 50% desse mesmo grupo disse que outro grande objetivo de vida é ficar famoso. Existe uma obsessão no mundo corporativo de se esforçar para maximizar os lucros e bater metas (e "quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta" 😂) que ficamos com a ideia de que trabalhar para ganhar dinheiro é o objetivo para termos uma vida boa.

Um estudo da Universidade de Harvard se empenhou para responder a essa pergunta: "O que mantém as pessoas felizes e saudáveis?". Eles procuraram encontrar quais fatores levam o desenvolvimento de uma melhor saúde física e mental. Para isso, o processo contou a presença de 724 homens que foram acompanhados ao longo de 80 anos. Esses participantes foram escolhidos a partir de dois grupos: estudantes da universidade de Harvard e moradores de Boston oriundos de famílias mais desfavorecidas.


A cada dois anos, o Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento Adulto aplicou questionários com o intuito de analisar a satisfação no trabalho, qualidade dos casamentos e atividades sociais. Além disso, realizaram exames médicos, conversaram com a família, fizeram algumas entrevistas dentro das casas dos voluntários e observaram a interação deles com suas esposas.


Linha do tempo da coleta de dados para o estudo. Fonte: adultdevelopmentstudy.org/datacollection



E o resultado foi simples: o que mantém as pessoas mais felizes e saudáveis são as boas relações.


Desse estudo, foram tiradas três lições. A primeira é que pessoas mais conectadas com família, amigos e comunidade são mais felizes, mais saudáveis e vivem mais. A segunda lição é que não é apenas a quantidade, mas sim a qualidade dos relacionamentos, pois é possível estar em um casamento e se sentir sozinho. Pessoas mais satisfeitas em seus relacionamentos com 50 anos eram mais saudáveis com 80. A terceira lição é que as conexões sociais não nos protegem apenas fisicamente, mas também mentalmente. Segundo o estudo, sentir que podemos contar com o outro pode preservar nossas memórias.

Uma vida boa se constrói com boas relações. 🥰

64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page